COPA 2014 – BIO-RITMO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

0
1598
COPA 2014: ANÁLISE DO BIO-RITMO APONTA
PARA BAIXO DESEMPENHO DA SELEÇÃO

Se o técnico Luiz Felipe Scolari manter na estreia contra a Croácia quase todos os jogadores que atuaram na final da Copa das Confederações, conforme disse em entrevista, o quadro é preocupante, pois os gráficos de Bio-Ritmo apontam para uma média de baixo desempenho dessa formação da Seleção Brasileira. Será preciso um esforço muito grande para vencer a partida, inclusive com risco de sofrer uma derrota, caso não sejam escalados como titulares alguns jogadores que podem ficar na reserva mas que se encontram em dias mais positivos nessa data“.

A análise é do jornalista, escritor e bio-ritmologista Felipe Porto, autor do livro “Bio-Ritmo: leve a vida, não seja levado por ela“, que desde a Copa 82 frequenta o noticiário nacional com prognósticos baseados nesse sistema. Além de manter uma grande margem de acertos, alguns chegaram a ser classificados até como “fantásticos” pela precisão dos resultados antecipados, muitos deles disponíveis em entrevistas que podem ser conferidas em seu site. Um desses acertos foi exatamente contra a mesma Croácia, na Copa 2006, quando horas antes anunciou na TV Globo uma situação muito parecida com a atual e o time brasileiro passou um enorme sufoco, vencendo por apenas 1 x 0. Também previu que o Brasil perderia aquele campeonato, como acabou acontecendo.

Bio-Ritmo, ou Biorritmo, conforme grafia mais usual, não seguida por este especialista, é um sistema desenvolvido por cientistas, médicos e psicólogos no início do século passado na Alemanha e Áustria. Através de muitos anos de observação de pacientes e alunos, acabaram descobrindo a existência de três ciclos biológicos básicos, o Físico com 23 dias, o Emocional com 28 e o Intelectual com 33, que oscilam entre estados positivo, negativo e crítico. Embora regulem todas as funções orgânicas e nosso comportamento geral, indicam apenas tendências e possibilidades matemáticas, não tendo caráter determinante ou irreversível, principalmente quando conhecidos com antecedência e seus efeitos são controlados ou aproveitados.

Sendo ritmos com periodicidades constantes desde o nascimento, as tabelas são calculadas a partir da soma do número de dias vividos até a data que se pretende analisar, normalmente em gráficos com curvas senoidais. Para tanto existem inúmeros programas de computador, sites especializados com cálculos on-line e até aplicativos para rede social e celulares. Isso permite visualizar não apenas as tendências de desempenho momentâneo nos três aspectos básicos, mas fazer prognósticos muito precisos para datas posteriores. O Bio-Ritmo é usado para monitorar praticamente todos os tipos de atividades, em especial de profissionais de alta responsabilidade, como pilotos de avião e astronautas, atletas, cirurgiões e outros, com especial ênfase na prevenção de acidentes ou falhas humanas.

SELEÇÃO BRASILEIRA EM MÁ FASE

Conforme disse o técnico Luiz Felipe Scolari em entrevista, a equipe titular tem 90% de chances de ser a mesma que venceu a Copa das Confederações, quando o Brasil entrou em campo contra a Espanha com Julio CésarDaniel AlvesThiago SilvaDavid LuizMarceloPaulinhoLuiz GustavoOscarHulkNeymar e Fred. Com base nos gráficos (ver abaixo) desses jogadores para a data de estreia do Brasil e nos dois jogos seguintes, fica evidente que a quase totalidade deles atravessa dias negativos, críticos ou sem grandes picos positivos em seus ciclos biológicos, pelo que seria recomendável a substituição de diversos deles por outros em situação mais positiva, conforme a data de cada desafio.

Mesmo assim, explica Felipe Porto, dentre as opções disponíveis nos demais convocados, as configurações das curvas em seus gráficos também não é das mais favoráveis, restando poucas possibilidades de substituições que possam realmente reverter esse quadro de baixo rendimento quase generalizado. Como resultado mais provável, o Brasil vai depender muito de empenho adicional de seus jogadores, além de torcer para que as equipes adversárias não estejam numa média melhor e nem com seus destaques em grande momento. “Se dependesse apenas do que as curvas do Bio-Ritmo evidenciam, além de ser difícil ganhar da Croácia, as chances da Seleção Brasileira na primeira fase não são das mais promissoras“, adverte o especialista.

Tanto Neymar como Fred, as duas maiores esperanças brasileiras nesta Copa, estarão passando por dias sem grande brilho nas três primeiras partidas do Brasil. Fred deve estar melhor na estreia contra a Croácia, mas suas curvas caem nos jogos contra o México e Camarões. Neymar estará numa fase instável com ciclos se alternando entre um alto e dois baixos. Resta esperar que o talento individual e uma boa dose de entusiasmo adicional, tanto deles como dos demais jogadores, seja capaz de reverter essas tendências. Dos titulares mais prováveis, conforme a lista acima, apenas David Luiz vai estar com os três ritmos em alta na abertura da Copa e Thiago Silva no jogo contra o México, assim mesmo não no auge.

Maicon e Ramires estarão melhor contra o México, enquanto Maxwell pode se destacar se entrar em campo contra Camarões. Se não bastasse esse quadro medíocre na média do rendimento esperado dos jogadores brasileiros, no que depender do Bio-Ritmo do técnico Luiz Felipe Scolari para fazer as substituições corretas, pelo menos para a estreia do Brasil não se pode esperar que ele tome as melhores decisões. Muito pelo contrário, afinal ele mesmo estará atravessando um triplo semicrítico na partida contra a Croácia.

Com Júlio César também em má fase, seria uma péssima escolha colocar Victor no gol, baseado no bom desempenho que tende a apresentar nos dias anteriores, quando estará com seu gráfico num triplo positivo. Mas, com as curvas já desabando na data do primeiro jogo, sua entrada pode resultar num tremendo fiasco. “Para os dois jogos seguintes, pelo menos a parte mental de Scolari melhora e aí podemos esperar que ele faça as correções necessárias para melhorar o desempenho da Seleção, que tem tudo para começar decepcionando na Copa 2014 “, acrescenta Felipe Porto.

Veja a seguir na página www.biociclos.com.br/analises/copa_2014/copa_2014.htm os gráficos e análises detalhadas com os prognósticos de desempenho de todos os convocados do Brasil para a Copa 2014 e aproveite para conferir em cada partida a precisão desse método matemático de avaliação biológica.

Felipe Porto – autor do livro “BIO-RITMO – LEVE A VIDA, NÃO SEJA LEVADO POR ELA” – www.biociclos.com.br

Conheça nossa página no Facebook: www.facebook.com/Bio.Ciclos

Comente aqui e no Facebook:

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.