Brasil: o vazio intelectual da Humanidade…

1
2235

Placar da intelectualidade mundial:

ARGENTINA 25 X 0 BRASIL

Recentemente, por ocasião da derrota do Brasil na Copa do Mundo 2010, assisti a um grupo de “brasidiotas-patridiotas” tentando disfarçar a decepção – verdadeiro trauma nacional! – e se conformar com a eliminação do torneio, vangloriando as conquistas anteriores dos cinco títulos mundiais de futebol pelo Brasil, “compensada” também pelo fracasso da Argentina logo em seguida. Com isso, passaram a denegrir a imagem do povo vizinho dizendo que eles – “coitados” (para citar apenas um termo publicável) – só tinham ganhado duas Copas até hoje e estavam a três conquistas desse tipo atrás do Brasil, como se isso fosse “a maior glória da Humanidade”.

Como perfeito estraga-prazeres, adorador da polêmica e criador de caso que sou, retruquei que um país colecionar tantos títulos de futebol como o Brasil, perante o cenário das mais importantes nações do mundo é a mesma coisa do que “uma grande bosta” (perdoem-me o termo chulo, mas foi assim que respondi, inclusive em função do baixo nível da conversa onde me meti sem ser chamado). Disse que somente estaria muito preocupado, decepcionado e triste se a lista anual dos ganhadores de Prêmios Nobel tivesse sido divulgada e MAIS UM VEZ o Brasil continuasse de fora, aliás, lista da qual nosso país nunca fez parte, embora seja o QUINTO MAIS POPULOSO DO MUNDO! (*1)

O fato é que a Argentina, com apenas 39 milhões de habitantes, já coleciona CINCO Prêmios Nobel, enquanto o Brasil, com seus 195 milhões de “cérebros”, possui ZERO, ZERO, ZERO! É sabido que qualquer avaliação séria a respeito de “ranking” de países tem como fundamento os índices de desempenho PER CAPITA (renda, IDH, educação etc.). Se aplicarmos a proporcionalidade de população, essa realidade vergonhosa para nós é o mesmo que dizer que um argentino tem, estatisticamente, matematicamente, cientificamente, em média, CINCO VEZES mais inteligência, cultura e educação que um brasileiro!(*2) Ou seja, na cotação mundial de povos produtores de Prêmios Nobel, o louro máximo da sabedoria humana, em média, nossa produção per capita é de 195 milhões/ZERO cujo resultado é ZERO, enquanto a Argentina tem 39 milhões/5, o que, já de cara, impede qualquer comparação em termos de inteligência, capacidade e competência, em favor de “nuestros hermanos”.

Essa conta de ZERO, ZERO, ZERO para os brasileiros e CINCO Prêmios Nobel para os argentinos é o que realmente pode ser classificado como UMA VERGONHA! Não apenas mais uma daquelas enormes vergonhas que tanto somam na má-fama de nosso povo diante do mundo (criminalidade, violência, corrupção, prostituição etc.etc.), mas uma descomunal, irreparável, definitiva vergonha para nosso povo e nosso país! E não apenas perder mais numa Copa do Mundo, cujo valor, em termos de grandeza de uma nação, perante o mundo, é o mesmo que NADA!

Aproveitando o “gancho” (e diante do estarrecimento geral, acabando com as esperanças de tentarem remediar a derrota recente), segui desfiando irrefutáveis estatísticas e realidades matemáticas, como o fato de a Argentina já ter produzido uma média de um Prêmio Nobel a cada 7,8 milhões de habitantes (39 milhões/5) e o Brasil, com seus 195 milhões NUNCA TER PRODUZIDO UM ÚNICO SEQUER! Se compararmos a produção intelectual absoluta da Argentina com a nossa, apenas se conseguíssemos um dia chegar ao status de “IGUAIS” aos “coitados” dos argentinos, isso significaria que o Brasil deveria ter, obrigatoriamente, PELO MENOS 25 Prêmios Nobel (195 milhões divididos por 7,8 milhões)! Isso só para se igualar à inteligência média de um argentino! Quanta distância! É coisa de anos-luz!

Insistindo em ser chato e apesar da manifestada antipatia geral, continuei com minhas contas na calculadora da telinha do celular, analisando esse fato de modo reverso, concluindo que um argentino médio tem – “comprovadamente, matematicamente, cientificamente, estatisticamente” – capacidade mental equivalente a VINTE E CINCO BRASILEIROS juntos! Quem sabe um dia, com muito esforço, o Brasil consiga elevar o nível educacional, cultural, intelectual médio de sua população a ponto de pelo menos ALCANÇARMOS os argentinos? Não falei em superar ainda, apenas em igualar, no mínimo! Até lá a Humanidade já estará colonizando Marte, pelo jeito!

“MAS O ASSUNTO AQUI É FUTEBOL!”

Diante da crescente revolta (e com as pessoas das mesas próximas já todas magnetizadas pela discussão), fui cobrado de que o assunto ali era futebol e não Prêmios Nobel e que deveria “deixar essa besteira de lado” (vejam só, no Brasil o assunto Prêmios Nobel é “besteira, talvez isso explique tudo que estes fatos deixam comprovados, ou seja, a burrice média do brasileiro!) e voltar ao assunto principal, que era a respeito de Copa do Mundo, Brasil com cinco títulos, Argentina com “apenas dois”, pelo que tratei de voltar ao centro da conversa, ou seja, apenas futebol. Mas sem perder o “fio da meada”…

Aplicando o mesmo raciocínio “científico, estatístico e matemático”, demonstrei que se o Brasil tem 195 milhões de habitantes e cinco Copas do Mundo, isso dá uma taxa per capita de UMA Copa para cada 39 milhões de habitantes, o que é EXATAMENTE a população atual da Argentina. Como ela já possui “apenas” DUAS COPAS, com UM QUINTO de nossa população, isso significa também que, “futebolisticamente falando”, UM ARGENTINO JOGANDO FUTEBOL – historicamente, comprovadamente – até hoje VALEU POR DOIS BRASILEIROS! Sem contar as CONMEBOL, Copa América, Libertadores da América, Olimpíadas (2×0 para eles, mesmo tendo um quinto de nossa população, faça as contas…), enfim, se “mexer nisso” a situação nossa é ainda mais ridícula (dê só uma espiada na página da Seleção porteña no “link”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_Argentina_de_Futebol)!

Pior ainda, vejamos então a comparação com o pequenino Uruguai, com seus 3,4 milhões de habitantes e duas Copas do Mundo, o que dá uma média de uma Copa do Mundo para cada 1,7 milhões de uruguaios. Se os brasileiros jogassem futebol “pelo menos” o quanto os uruguaios apresentaram em Copas até hoje (e aliás, foi além do que chegou o Brasil na última!), nosso país já deveria ter conquistado pelo menos CENTO E QUATORZE CAMPEONATOS, ou seja, seria preciso o Uruguai nunca mais ganhar nada e nós ganharmos todas as Copas seguidas durante os próximos 500 anos, ou seja, CINCO SÉCULOS (ou meio MILÊNIO!). Isso mantendo a mesma população nos dois países…

Após isso, ainda seríamos apenas “iguais aos uruguaios”, devendo ainda ganhar mais algumas para poder dizer que o Brasil seria “o país do futebol” (de verdade), pois a realidade matemática PROVA O CONTRÁRIO: eles é que são a “pátria de chuteiras” e seus vizinhos argentinos não ficam muito longe disso. “E então, quem é que joga futebol mesmo no mundo, nós com 195 milhões e cinco Copas, o Uruguai com 3,4 milhões e duas Copas ou a Argentina com 39 milhões e duas Copas?”, perguntei, antes que a mesa se esvaziasse de vez e ganhasse mais uma meia-dúzia de “admiradores às avessas”…

Aproveitei para relembrar que a única taça do mundo que conquistamos, a Jules Rimet, com o tricampeonato de 1970, FOI ROUBADA E DERRETIDA, coisa bem brasileira mesmo, fato esse capaz de ANULAR QUALQUER GLÓRIA DE UMA NAÇÃO por esse tipo de conquista, SE É QUE ISSO, PERANTE AS NAÇÕES “SÉRIAS” DO MUNDO, TIVESSE QUALQUER RELEVÂNCIA EM TERMOS DE GRANDEZA NACIONAL!!! Isso, longe de boa recordação, é mais UMA VERGONHA NACIONAL que ultraja qualquer cidadão que seja PATRIOTA DE VERDADE!

Antes que os últimos a deixarem o local pudessem evitar ouvir, ainda bradei: “no ‘ranking’ mundial de países mais importantes, o que tem mais valor, ter ganho cinco Copas do Mundo ou ter ganho cinco Prêmios Nobel? Preferia sinceramente que o Brasil tivesse perdido todas as Copas do Mundo até hoje, mas tivesse pelo menos produzido conteúdo científico, cultural e intelectual pelo menos semelhante à Argentina, pelo que deveria ter hoje orgulhosos VINTE E CINCO Prêmios Nobel! E nunca ganhou unzinho sequer! Aí sim teria muito orgulho de bater no peito e dizer que SOU BRASILEIRO”.

Lógico que acabei a discussão como um “judas” anti-patriótico, aliás como todo “bom brasileiro” entenderia tal posicionamento, já que avalia o País somente pelas vantagens medíocres que possui (futebol, novelas, carnaval, música e outras baboseiras), enquanto que coisas que realmente importam na escala de grandeza de uma nação nem são levadas em conta (inclusive por possuir pouquíssimas dessas qualidades para se vangloriar!). Desse ponto de vista, eu me considero mais patriota que a grande maioria, pois sonho com uma nação grande, forte, próspera, de “gente fina, elegante e sincera”, inteligente, educada, civilizada, limpa, honesta, ética, trabalhadora, enfim, tudo aquilo que NÃO CARACTERIZA nossa gente historicamente. E as provas estão em toda parte que se pesquise…

PESQUISAS NA INTERNET

Pois bem, para fundamentar melhor mais esse “achado” glorioso para espezinhar os “brasidiotas”, passei aquela noite na internet pesquisando a respeito do tema, pelo que a cada nova descoberta, meu arsenal de argumentos foi se estocando cada vez mais, enquanto só aumentava minha vergonha e indignação por viver numa imensa nação, com o quinto maior território do mundo, com a quinta maior população do planeta, mas habitado por uma população majoritariamente formada por desmiolados, mentecaptos e medíocres.

Pois bem, no site http://teteraconsultoria.com.br/blog/ganhadores-do-premio-nobel-por-pais/ tem um mapa-múndi assinalando os países ganhadores de Prêmios Nobel, onde se constata que O BRASIL É O MAIOR (MAIS VASTO!) VAZIO INTELECTUAL DA FACE DA TERRA (E DA HUMANIDADE!), pois o BURACO GEOGRÁFICO DO BRAZIL, NULO DE INTELECTUALIDADE (avaliada pela glória máxima do saber humano, que é ter ganhadores de Prêmios Nobel) não tem qualquer semelhança na comparação territorial com o resto do planeta!

Estava na verdade tentando encontrar algo favorável ao Brasil nesse cenário geográfico ridículo (para nós!) e o dedo foi logo para cima do mapa da Groenlândia (outro imenso buraco “vazio de intelectualidade”), mas em seguida me lembrei que a Groenlândia – quase desabitada – faz parte do Reino da Dinamarca, que possui TREZE Nobel, apesar do país todo possuir uma população de apenas 5,5 milhões de habitantes! Com certeza, um “groenlandense” (coisa rara, só deve ter esquimós!) não serve – definitivamente – para comparar e tentar compensar a deficiência mental do brasileiro médio(cre).

Há, além do enorme buraco vazio do Brasil, tirando a Groenlândia, tem ainda os Pólos Norte e Sul”, poderia retrucar um “patridiota”: pois bem, eles também não valem para tentar contradizer e disfarçar nossa mediocridade, pois o Pólo Norte nem terra têm (além de despovoado é só gelo!) e Pólo Sul (também conhecido como Continente Antártico) só tem algumas centenas de cientistas e pesquisadores (todos certamente oriundos de países ganhadores de Nobel, com exceção dos “cientistas” brasileiros, é claro!). O risco aqui seria acabar provando que até pingüim tem, estatisticamente, mais “cérebro” que um brasileiro! Esses péssimos exemplos, pelo contrário, só reforçam o fato de o Brasil ser o maior espaço vazio de intelectualidade no mapa-múndi! E fim de papo!

Olhando esses mapas, mais algumas conclusões saltam aos olhos além do BURACO INTELECTUAL BRASILEIRO, por exemplo:

1) – A inteligência da Humanidade parece praticamente confinada ao Hemisfério Norte;

2) – Além da Argentina, o Chile, Venezuela e Colômbia (com populações muito menores que a nossa) já tiveram Prêmios Nobel (Argentina: 2 de Medicina, 1 de Química, 2 da Paz; Chile: 2 de Literatura; Venezuela: 1 de Medicina, Colômbia: 1 de Literatura);

3) – Mesmo a África, com todas suas limitações sociais, educacionais e pobreza, já produziu 18 Prêmios Nobel (Egito – 4, Quênia – 1, Nigéria – 1, Gana – 1, Argélia – 2 e África do Sul – 9);

4) – E uma pergunta – evidente, inevitável, indiscutível – que não quer calar: o que quase 200 milhões de brasileiros fazem com o “cérebro” que supostamente carregam em cima do pescoço?

Para evitar que esse material se perca um dia na internet (sob sério risco de mais um “brasidiota-patridiota” as “hackeie” ou vandalize, probabilidade muito grande como veremos a seguir), gravei as páginas, que podem ser vistas, baixadas e arquivadas neste “link”: Mapa-Mundi_ganhadores-do-Premio-Nobel.mht ou no formato PDF em Mapa-Mundi_ganhadores-do-Premio-Nobel.pdf. E podem ser guardadas para toda a posteridade!

LISTA DE PRÊMIOS NOBEL POR PAÍS

Prosseguindo com minhas pesquisas, acabei encontrando outra página interessante na enciclopédia virtual Wikipédia, que é a “Lista de Laureados do Nobel por País”, cujo endereço original (em inglês, é claro!) estava neste “link”: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Nobel_laureates_by_country. Essa página traz outras revelações interessantes, entre centenas de outras que a listagem possibilita em termos comparativos:

1) – Os nomes dos premiados da Argentina são César Milstein, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, 1984; Adolfo Pérez Esquivel, Nobel da Paz, 1980; Luis Federico Leloir, Química, 1970; Bernardo Houssay, Fisiologia ou Medicina, 1947; Carlos Saavedra Lamas, Nobel da Paz, 1936. Nota-se que os prêmios argentinos são majoritariamente por méritos científicos, diferentemente de países que possuem apenas Nobel da Paz, contando com a “caridade” internacional, tipo os dois Nobel de Timor Leste (“orgulho” da língua portuguesa!)…

2) – Chile: Pablo Neruda, Literatura, 1971; Gabriela Mistral, Literatura, 1945;

3) – Colômbia: Gabriel García Márquez, Literatura, 1982;

4) – Venezuela: Baruj Benacerraf, Fisiologia ou Medicina, 1980;

5) – Portugal: José de Sousa Saramago, Literatura, 1998; António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, Fisiologia ou Medicina, 1949 (logo os portugueses, que para nós brasileiros são “burros”: isto prova que a “burrice” deles infelizmente não conseguiu “contaminar” a ex-colônia, pois com apenas 10 milhões de habitantes já produziram 2 Nobel e o Brasil nenhum!);

Listamos apenas estes países para manter a comparação restrita aos nossos vizinhos da América do Sul (para que ninguém apele para o “argumento” de que a falta de capacidade intelectual é “coisa típica da América Latina”) e nossa pátria-mãe que é Portugal. A comparação não só com países minúsculos mas ganhadores de Nobel e principalmente com países pequenos, médios, grandes ou com território e população semelhante ao Brasil, daria para se escrever um livro, por isso deixamos por conta do leitor interessado. Tem ainda o caso “Peter Medawar”, que discutiremos mais embaixo, em detalhes.

Seria covardia demais querer comparar o Brasil com países campeões de Nobel, como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Rússia, França, Suécia, Suíça, mas vamos manter as comparações apenas com nossos vizinhos, para evitar “chutar cachorro morto”. Para efeito de arquivo, guardamos a página acima em formato PDF, que pode ser vista, baixada e arquivada neste “link”: List-of-Nobel-laureates_by-country.pdf.

A LISTA VANDALIZADA NA WIKIPÉDIA

Ainda não contente, seguindo a intuição de que em se tratando de brasileiros nunca qualquer pesquisa é suficientemente vergonhosa (tem sempre mais e mais!), resolvi dar uma “espiada” para ver se havia uma versão da página original (do “link” acima) traduzida para o português, quando deparei com meu grande achado na Wikipédia: na versão traduzida para português, certamente um “brasidiota” “muito esperto” passou e, NA FALTA DE NOMES DE COMPATRIOTAS NA LISTA, EDITOU E FRAUDOU A LISTA OFICIAL, ROUBANDO OS PRÊMIOS NOBEL DE VÁRIOS PAÍSES, tais como Canadá, Índia, Paquistão e Egito! Confira as provas do crime acessando:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Nobel_laureates_by_country – meses depois consertada por algum editor da Wikipédia honesto (com certeza não foi um brasileiro, mas algum estrangeiro que viu esses absurdos). Mas como “mentira tem pernas curtas”, para não ser acusado no futuro de forjar essa fraude, guardamos em arquivo PDF uma cópia da página trapaceada, que pode ser vista neste link: Lista-de-Nobel-laureados_por-pais.pdf.

Mais do que um ato de vandalismo, esta página FRAUDADA (por alguém de nacionalidade previsível, afinal que motivo teria outro tipo de pessoa para cometer tal safadeza?) revela muito além do que apenas isso: é a própria explicação porque, entre outras tantas mazelas e vergonhas nacionais, nunca ganhamos um Prêmio Nobel sequer, que é o fato de o brasileiro sempre querer levar vantagem, evitar qualquer esforço mental e usar o “cérebro” que tem, aplicando o célebre “jeitinho” para tentar ganhar tudo na malandragem!

Como “bom brasileiro” que é, o autor dessa APROPRIAÇÃO INDÉBITA, FURTO, ROUBO, VANDALISMO e outros CRIMES (além de tremenda sem-vergonhice!) ao TENTAR DESCOBRIR um nome brasileiro (que não existe!) no meio dos mestres da cultura, intelectualidade e ciência mundial, verdadeiros ícones da sabedoria da Humanidade, não se fez de rogado e deve ter pensado: “ha é, o Brasil não tem nenhum Prêmio Nobel? Não tem problema, eu edito a página e roubo os Prêmios de outros países!”. Não conferimos se as listas dos demais países (além dos surrupiados) estão com os nomes corretos, mas custo acreditar que alguma outra pessoa, de qualquer nacionalidade, tivesse tamanha “cara de pau” para cometer tal tipo de trapaça tão rasteira!

Para evitar que outro brasileiro “esperto” ache que a solução para essa vergonha é ir lá e consertar, vandalizar mais ainda ou apagar esta página triste da nossa história, gravamos o conteúdo da mesma, que pode ser visto e baixado aqui: Lista-de-Nobel-laureados_por-pais.pdf. Para ter certeza de nunca perder essa verdadeira preciosidade da safadeza nacional (verdadeiro troféu cujo simbolismo vergonhoso é comparável com o da roubada e derretida taça Jules Rimet), guardamos também as cinqüenta e tantas telas gravadas do original dessa prova de furto (internacional!), inclusive porque o formato PDF altera alguns detalhes estéticos, podendo ser vistas ou baixadas aqui: Wikipedia_vandalizada.htm. Acho até que essa página com os nomes surrupiados, merecia ser guardada para eternidade como autêntico DIPLOMA do que significa a verdadeira “brasilidade”! As telas que assinalam os países que tiveram seus Prêmios Nobel SURRUPIADOS estão destacadas na cor amarela, inclusive a do caso “Peter Medawar”, que trataremos mais adiante!

OUTRA TRAPAÇA BEM BRASILEIRA!

Como disse antes, quanto mais se estuda qualquer tema, mais nossa vergonha como nação aumenta. Pois bem, mandando pesquisar nessas páginas acima, pelo nome (ausente, se não fosse fraudada!) do Brasil, encontramos mais uma prova que ajuda a explicar porque nossos compatriotas não têm competência para integrar uma lista dos QUASE MIL EXPOENTES MÁXIMOS DA INTELECTUALIDADE HUMANA (exatos 946, pela lista), que é um SUPOSTO Prêmio Nobel “PERTENCENTE AO BRASIL”, em função do que existem algumas discussões na internet, o que denominei “Caso Peter Medawar”.

Conforme consta no “link” http://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Medawar, este ganhador do Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1960, nasceu mesmo (por acaso) em Petrópolis – RJ, filho de pai inglês com mãe libanesa, mas foi embora do Brasil quando tinha ainda 3 anos de idade. Toda sua carreira foi feita no Reino Unido, portanto o fato de “ter sido parido em território brasileiro” praticamente não conta, pois além dos pais absolutamente estrangeiros, até seu registro de nascimento foi feito no Consulado Britânico no Rio de Janeiro. Ainda bem que saiu bem cedo daqui, senão morreria burro e desconhecido…

Como tentativa de remediar o fato de nosso país ser A PIADA DA LISTA (pelo tamanho e população enormes e ausência de nomes nacionais, além do roubo dos nomes de outros países), encontrei artigos na internet (de autoria de brasileiros, é lógico!) tentando se passar por “intelectuais”, apelando para normas estabelecidas por convenções internacionais para TENTAR APROPRIAR INDEVIDAMENTE para o Brasil o nome do anglo-libanês registrado como britânico Peter Medawar. Mais uma vez é o brasileiro aplicando seu famoso “jeitinho”, com “esperteza”, malandragem, desonestidade, trapaça e tudo o que mais não presta num “ser humano”! Aliás, é o que “futebolisticamente falando” se chama de “tentar ganhar no tapetão” para compensar a incompetência dentro de campo…

Como não poderia deixar de ser, a versão “brasileira” do que seria a simples tradução integral da página original NÃO EXISTE, certamente porque seria igualmente vergonhosa para os “brios” brasileiros. A que se encontra disponível foi editada e resumida em http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Brian_Medawar, que só falta “jurar de pé junto” que Peter Medawar é “brasileiro da gema”, faltando acrescentar que seria “carioca”, quem sabe uma mistura de português com nhanbiquaras com antepassados nigerianos que vieram como escravos para o Brasil. Não duvido que ainda tentem “provar” uma teoria dessas!

Acima, a imagem da página “abrasileirada”, resumida e suprimida das evidências de que Peter Medawar de “brasileiro” só tem a geografia do acaso “vaginal” momentâneo. Quem sabe pesquisando mais não se encontra um Nobel cuja mãe teria parido quando atravessava o espaço aéreo nacional? Ou nossas águas oceânicas, quem sabe? Se bem que, pelo visto, se isso tivesse acontecido, seria mais provável para explicar porque alguém NÃO GANHOU um Prêmio Nobel! E para se precaver da probabilidade muito alta de que mais um “brasidiota” também passe por lá, vandalize ou fraude mais informações, guardamos também as cópias dessas páginas, que podem ser vistas, baixadas e arquivadas aqui: Peter-Medawar_Wikipedia.pdf (original em inglês, of course!) e a seguir a vergonhosa (in)versão brasileira, Peter-Medawar-Wikipedia_ptg.pdf.

LISTA DE PRÊMIOS NOBEL PER CAPITA

Já dava para se contentar por aqui, mas é preciso garantir o sagrado direito ao contraditório, no que infelizmente não obtivemos êxito, por absoluta falta de provas materiais, por mais que nos esforçássemos. Outro “ranking” mundial muito interessante (pelo menos para qualquer país habitado por pessoas realmente patriotas, minimamente preocupadas com coisas realmente engrandecedoras do nome de uma nação) encontrei nesta outra página, “Lista de Laureados do Nobel por País – Per Capita”, (cujo original, “para variar”, também é em inglês!), encontrada em http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Nobel_laureates_by_country_per_capita, onde a imensa vergonha da mediocridade intelectual média do brasileiro fica ainda mais escancarada, perante países minúsculos:

1) – Ilhas Faroe (que também faz parte do Reino da Dinamarca): um Prêmio Nobel para uma população de apenas 49.000 habitantes, taxa de Nobel por milhão: 20,40;

2) – Santa Lúcia (ilhota do Caribe): dois Nobel para uma população de apenas 172.000 habitantes, taxa de Nobel por milhão: 11,62;

3) – Islândia: além do famoso vulcão Eyjafjallajokul (que se pronuncia “Eyia-fia-la-jokul”, mas que nenhum apresentador de TV brasileiro conseguia pronunciar e evitava dizer o nome a todo custo) tem um Nobel para uma população de apenas 329.000 habitantes, taxa de Nobel por milhão de 3,13. Isso significa que a Islândia toda tem a população de uma Piracicaba, por exemplo, mas já levou sua medalha de inteligência…

4) – Estados Unidos: de colonização posterior à nossa, com população comparável, já tinha 320 Nobel até o ano passado, mas aí já é covardia comparar com Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Itália, Suécia, Suíça, etc., “deixa pra lá”…

5) – A “solução” então seria comparar o Brasil com “o mais miserável e atrasado dos continentes”, que é a África, tarefa também inglória, pois como vimos anteriormente, só a África do Sul tem NOVE Prêmios Nobel, Egito tem QUATRO, Gana tem 1, Argélia 2, Quênia 1, Nigéria 1 e por aí vai. Serve inclusive para eliminar qualquer hipótese “étnico-racista”, devido à nossa forte miscigenação africana, pois isso deixa claro que, definitivamente, essa não é a “causa”. Não tem desculpa mesmo, NOSSO PROBLEMA É GEOGRÁFICO E CULTURAL. Nem os portugueses nem os negros conseguiram “trazer” a intelectualidade para o Brasil…

A página original também foi gravada e pode ser lida, baixada e arquivada aqui: List-of-Nobel-laureates_per-capita.pdf. É triste que seja inusitado, mas a página traduzida ainda foi encontrada milagrosamente intacta, ou seja, nenhum brasileiro ainda passou por lá, ou pelo ainda não tinha descoberto a mesma para fraudá-la e surrupiar nomes, pelo menos até a edição deste texto, podendo ser acessada (em agosto/2010) ainda íntegra em:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Nobel_laureates_by_country_per_capita.

Confirmando que nosso imenso “gigante adormecido” nem aparece na lista, verifica-se que o tal de Peter Medawar tem seu prêmio devidamente creditado à Inglaterra, como de fato e direito sempre foi, devido à origem incontestável tanto sua como de seus antepassados, além de toda sua formação intelectual. Digite “Control+F” sobre a mesma e mande buscar por “Brasil” para constatar. Caso a página se perca ou seja “editada” por algum brasileiro, não vai adiantar nada, pois também salvamos a mesma no formato PDF, para ver, baixar ou arquivar: Lista-dos-Premios-Nobel_por-pais_per-capita.pdf.

PARA ENCERRAR (E ENTERRAR DE VEZ!) O ASSUNTO…

Tem também esta página do site OrdemLivre.Org, onde o editor Diogo Costa analisa esse fato vergonhoso que é o Brasil ser “conjunto vazio” em Prêmios Nobel, encontrada neste “link”: http://www.ordemlivre.org/node/874 (que meses depois saiu do ar, mas guardamos em arquivo, veja a seguir). O burocratismo que absorve “corações e mentes” dos (poucos) “cérebros” nacionais, via empreguismo e hordas de concurseiros, seria uma das causas desse VAZIO INTELECTUAL representado pelo Brasil perante o mundo, segundo a análise deste colunista. Também por precaução, guardamos em arquivo: O-burocratismo-e-mais-embaixo_OrdemLivre.Org.mht e no formato PDF: O-burocratismo-e-mais-embaixo_OrdemLivre.Org.pdf.

Existem inúmeras outras listas, estatísticas e gráficos disponíveis na internet, mas como acreditamos que nosso ponto de vista já está suficientemente embasado, provado e comprovado (e para não continuar “chutando cachorro morto”…), vamos encerrar com mais esta, que tem barras gráficas com o “ranking” dos 27 países que possuem laureados com Nobel, sendo que abaixo deles estão os demais, que ficam “abaixo de zero”, inclusive o Brasil nem aparece embaixo da lista, de tão medíocre intelectualmente que é. Original encontrada (em inglês, para “variar”) no “link”:

http://www.nationmaster.com/graph/peo_nob_pri_lau-people-nobel-prize-laureates.

Para não perder o costume e não correr riscos de perder esse material um dia, pela inveja de um brasileiro “patridiota”, também copiamos e colocamos à disposição, para ler, baixar e arquivar, no formato HTML com as imagens capturadas das telas, pois todas as tentativas de preservar em formato PDF ou MHT resultaram em alterações estéticas insuperáveis: LAUREADOS DO PRÊMIO NOBEL POR PAÍS e LAUREADOS DO PRÊMIO NOBEL PER CAPITA. Faça a festa…

CONCLUSÕES, TRISTES CONCLUSÕES…

Em cima destas informações “indesmentíveis” e que calam profundamente na reduzida parcela de brasileiros (aliás, braZilianos!) que representam a última reserva de uma suposta “consciência nacional” (já que o resto, a grande maioria, está abestalhada, alienada, anestesiada pela torrente de baboseiras da chamada “cuRtura nacionaR”), poderíamos seguir tecendo comentários, especulações e conclusões a respeito do “porque o Brasil é o Brasil”, o que certamente daria uma ENCICLOPÉDIA INTEIRA, mas vamos deixar os comentários e o debate em aberto: AGUARDAMOS SUA OPINIÃO A RESPEITO!

Observações:

(*1) – Além de ser o quinto país mais populoso do mundo, o Brasil tem também a quinta maior extensão territorial e sonha chegar a ser a quinta economia do mundo (atualmente ainda seria a oitava). Para um país que nasceu sendo referido pelos portugueses como “o quinto dos infernos“, fica difícil um dia deixar de ser UM PAÍS DE QUINTA CATEGORIA. Talvez a gente “não leve jeito” mesmo para ser um país sério, grande e poderoso e devemos nos contentar em ficar eternamente – no máximo – aí pelos “quintos” em todos os “rankings” mundiais. Isso, logicamente, MENOS no campo intelectual, onde parecemos fadados a ficar sempre “abaixo de zero”.

(*2) – O fato comprovado acima de que um argentino tem em média CINCO VEZES mais inteligência, cultura e educação que um brasileiro dá para ser evidenciado por inúmeros outros aspectos, como por exemplo, ver a LIMPEZA das ruas de Buenos Aires, em contraste com as brasileiras, não bastasse nossas taxas de criminalidade, violência, corrupção, enfim, de tudo que não presta num povo, no que somos CAMPEÕES MUNDIAIS insuperáveis…

O verdadeiro patriotismo não é se vangloriar das belezas e conquistas nacionais, mas se indignar e combater aquilo que nos envergonha como nação perante o mundo

Felipe Porto

Jornalista, Escritor, Terapeuta, Esoterista

Fundador dos jornais “Fronteira”, “Correio do Litoral” e “Tribuna Braziliana” (www.tribunabraziliana.com.br). Proprietário do PortalDF: www.portaldf.com.br. Visite também nosso Blog: www.felipeporto.com.br.

(Comentários, críticas, correções de todo tipo são bem-vindos, afinal textos on-line tem a vantagem de poderem ser corrigidos indefinidamente.)

Comente aqui e no Facebook:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.